A Biblioteca Almeida Garrett acaba de indicar as obras a ler para a 2ª fase do CNL:

Aqui fica uma primeira apresentação:



"O sistema era simples. Toda a gente compreendia. Os livros deviam ser queimados, juntamente com as casas onde estavam escondidos... Guy Montag era um bombeiro cuja tarefa consistia em atear fogos, e gostava do seu trabalho. Era bombeiro há dez anos e nunca questionara o prazer das corridas à meia-noite nem a alegria de ver páginas consumidas pelas chamas... Nunca questionara nada até conhecer uma rapariga de dezassete anos que lhe falou de um passado em que as pessoas não tinham medo. E depois conheceu um professor que lhe falou de um futuro em que as pessoas podiam pensar. E Guy Montag apercebeu-se subitamente daquilo que tinha de fazer... De implicações assustadoras, a forma como reconhecemos o nosso mundo naquele que é retratado em Fahrenheit 451 é impressionante."  
                            Fonte: Fnac




Esta é, por muitos, considerada a obra prima de Branquinho da Fonseca, uma novela fantástica, que conta a história de um inspetor do ensino 



primário que, deslocando-se a uma aldeola em visita a uma escola, se encontra com  a figura de um aristocrata excêntrico e decadente, o "Barão", que a pouco a pouco vai exercendo um fascínio cada vez maior sobre o narrador e adquirindo um estatuto mítico, quer pelo modo como domina o seu estranho microcosmos, quer pela magia dessa noite quase irreal em que ambos irão depor uma rosa no "castelo da Bela-Adormecida.

Leitura bem interessante!






You Might Also Like

0 comentários