NOVO PROJETO

 
A biblioteca está a desenvolver um novo projeto!
 
 
A Ciência @ ler 
 
 
 
Este projeto é apoiado pela fundação Calouste Gulbenkian e com ele propomos aos alunos uma aventura pela leitura de obras ligadas à ciência  e por formas atuais de ler ( a biblioteca possui Ipads e Kobos para embarcarem nesse mundo da leitura de ebooks).  Palestras, ciclos de cinema, jogos sobre a língua portuguesa serão outras atividades a desenvolver.


Consultem o projeto!


                       A Ciência @ ler

 
FUNDAMENTAÇÃO

A íntima relação entre o insucesso escolar e o deficiente domínio da língua portuguesa, causada, em grande medida, pela falta de hábitos de leitura, é uma constatação deveras evidente e que, por isso, não nos tem deixado indiferentes. De facto, a nossa intervenção enquanto biblioteca da escola secundária da Boa Nova tem tido a vertente da promoção da leitura como uma constante ao longo dos anos: inúmeras iniciativas, a par de uma coleção que temos procurado manter atual, são disso exemplo.

A autoavaliação da nossa prática levou-nos, no entanto, a concluir da necessidade de alguma mudança de estratégia, se queremos conquistar mais jovens para a leitura. Por um lado, constatamos que novos tempos, novas tecnologias, novos hábitos exigem novas abordagens. Por outro, verificamos que as propostas que fazemos aos jovens se centram quase exclusivamente no domínio literário, o que nem sempre cativa o segmento de público constituído pelos jovens de sexo masculino cujas opções de estudos passam pela área técnico-científica. Para além disso, sentimos que a formação de leitores - bem como a de bons falantes da língua - tem de ser encarada como uma prioridade pela globalidade da comunidade e não apenas pelos professores de português e pela biblioteca escolar. É neste âmbito que surge esta proposta de  mudar a imagem da leitura, tradicionalmente ligada aos humanistas e à literatura, através de:

-          mediação de profissionais de outras áreas;

-          alargamento do leque de propostas de leitura;

-          disponibilização de novas ferramentas potenciadoras de novas formas de ler.

 

 

RESULTADOS ESPERADOS E AVALIAÇÃO

O fim último deste projeto é o sucesso educativo dos nossos alunos, pois sabemos que as competências linguísticas e de leitura farão deles cidadãos mais completos porque capazes de compreenderem melhor, de se exprimirem melhor e de pensarem melhor.

Os resultados esperados são, então:

-          aumento do número de alunos leitores

-          alargamento do número de alunos sensíveis à correção linguística

-          melhoria progressiva da capacidade de compreensão e interpretação de enunciados

-          aperfeiçoamento da expressão oral e escrita

-          desenvolvimento do espírito crítico e da curiosidade intelectual

-          desenvolvimento da literacia científica

 

Conquistar novos leitores é o nosso grande objetivo.

 

A medição do impacto deste projeto será aferida através do número de alunos envolvidos,  de estatísticas de utilização dos materiais, de questionários a professores e alunos e da análise documental (atas das reuniões de Conselho de Turma), parecer do Conselho Pedagógico.  A observação de comportamentos de um grupo de alunos envolvidos no projeto será também uma técnica a utilizar.

Por outro lado, as mais valias do projeto em termos de melhoria de competências linguísticas e de leitura são, como sabemos, difíceis de avaliar. No entanto, seguiremos a evolução ao longo do ano (mediante a análise em parceria com os professores) de um pequeno grupo de alunos para, por amostragem, termos algum feed back .

 

METODOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

Atividades que integram o Projeto:

1-      “ A Ciência também se lê”

Alargamento das experiências de leitura dos alunos:

-          no ensino básico – semanalmente, um aluno seleciona, na biblioteca, uma obra de divulgação científica e leva-a para a sala de aula, onde lê, para a turma, o excerto que selecionou

-          no ensino secundário – aproveitando a atividade conhecida como “Contrato de Leitura”e desenvolvida na disciplina de Português, propõe-se que a lista de obras à escolha dos alunos inclua títulos de índole científica/técnica, ou de alguma forma ligados à ciência e tecnologia (narrativas, biografia), bem como periódicos dessa área. Estes títulos serão propostos ao professor de português pelos professores da área específica, sendo o acompanhamento da sua leitura efetuado em colaboração/interdisciplinaridade. O “Contrato de Leitura” passaria a ser assumido como uma atividade do Plano de Trabalho da Turma e desenvolvido em parceria. Desta forma, a generalidade dos professores estaria implicada no processo de promoção da leitura.

 

Para a consecução desta atividade, prevê-se:

-          aquisição de títulos

-          assinatura de periódicos ( encargo a assumir pela escola)

-          aquisição de tablets e de conteúdos para leitura ( a utilizar na Biblioteca)

-          realização de um workshop para professores, onde se discutirão questões ligadas à leitura e aos leitores adolescentes e subordinado ao tema “A ciência também se lê

-          realização de uma oficina com os alunos e orientada por uma mediadora de leitura

 

2-      “A Ciência também lê”

Temática que percorrerá diversas atividades de promoção da leitura:

-          encontros com leitores

-          palestras

-          exposição: cientistas /autores

-          promoção de concurso sobre a obra de um cientista/escritor

-          convite a jovens cientistas/investigadores de instituições locais

 

3-      “Afinal como é?”

Proposta de atividade de promoção da correta utilização da língua portuguesa a desenvolver pelos professores da área científica:

-          quinzenalmente, a biblioteca lançará um desafio às turmas (via professores da área científica) (“Afinal como é…?”) sobre dificuldades da língua portuguesa – a turma proporá uma solução, que entregará  na Biblioteca. Esse desafio será também colocado na sala dos professores, num placar que a biblioteca tem vindo a animar desde 2009, com informação técnica e científica (“Sabias que?”) e no facebook.

-          Uma estratégia de envolvimento dos professores na promoção de uma correta utilização da língua portuguesa passará, também, pela organização de um workshop sobre o novo acordo ortográfico.

 

 

 

RECURSOS

1-      Humanos

-          Professor bibliotecário

-          Um elemento da equipa da biblioteca

-          Professores de Físico-Química ou de Biologia das turmas (2 de ensino básico e 4 de ensino secundário)

-          Professores de Português

2-      Materiais

Para os quais solicitamos financiamento:

-          fundo documental  (alguns materiais do domínio da utilização da língua portuguesa e fundamentalmente obras de teor científico ou de ficção de alguma forma ligada à ciência);

-          um LCD, que será colocado no polivalente e que se  destinará à comunicação de  informações relacionadas com a dinâmica da biblioteca;

-          três tablets para leitura presencial na biblioteca, nos quais seriam também disponibilizados títulos de índole científica;

-          um projetor para divulgação das obras adquiridas, a ser utilizado na biblioteca e nas salas de aula.

A incluir no orçamento da escola:

- assinatura de periódicos  (3/4 revistas técnico-científicas)

 

CRONOGRAMA

setembro de 2012 – Apresentação do Plano Anual de Atividades e articulação de trabalho com os diversos intervenientes / divulgação

outubro – Workshop “A Ciência também se lê”

                    Oficina para alunos com a mediadora Andreia Brites

outubro – maio: desenvolvimento das atividades “A Ciência também se lê” e

                    “Afinal como é?”

novembro – workshop sobre o acordo ortográfico

janeiro – avaliação parcial

              janeiro – maio: “A Ciência também lê”

              junho/julho: avaliação

 

           

 

 

 

 

 

 





You Might Also Like

0 comentários